O que é Anabolismo e Catabolismo?

Estes são dois termos que todo praticante de atividades físicas precisa conhecer, principalmente os praticantes de musculação, pois passará a ouvir muito os dois termos. Mas antes de iniciar o texto é importante já deixar muito claro que anabolismo é um processo natural de seu organismo, não tem nada a ver com anabolizantes esteroides (altamente nocivos para sua saúde), muito pelo contrário, o anabolismo natural é muito saudável e desejável em quem pratica musculação!

o-que-e-anabolismo-e-catabolismoSe deseja ganhar massa muscular é fundamental que compreenda a relação que existe entre anabolismo e catabolismo em nosso corpo, assim terá como sempre oferecer as condições necessárias para que seu corpo tenha mais anabolismo, assim tornando possível a tão buscada hipertrofia.

Aqui já deixo a triste notícia de que se é do tipo de pessoa que se mata a semana toda na academia, levanta peso aos berros e tudo mais e quando chega o final de semana se mata na balada, levanta copos aos litros e fuma como um dragão, está em estado de Catabolismo, que é justamente o oposto do que precisa! Sendo assim sua primeira medida deve ser moderar sua balada, cortar o álcool e o cigarro, aí sim poderá começar a pensar em anabolismo natural.

O anabolismo é o processo onde o corpo utiliza nutrientes para reconstruir tecidos, inclusive musculares, isto ocorre geralmente no pós treino, mas para que realmente ocorra é fundamental que tenha estes nutrientes em seu corpo, que basicamente são aminoácidos BCAA’s e glicogênio, que poderá ser elevado através de repositor energético de boa qualidade. E ainda para obter os melhores resultados é interessante que entenda o efeito da Glutamina na síntese de proteínas e no anabolismo.

Matérias Especiais para Você...

12 Kg em 1 MêsEspecial: Ana Emagreceu 12 Kg em 1 Mês!
Confira o que ela fez para conseguir emagrecer!

Café VerdeDETOX é o Novo Xodó dos Especialistas!
Emagreça com muita facilidade através dele!

Para auxiliar ao máximo sua suplementação de forma a ajudar seu processo anabólico é uma boa ler Como não Desperdiçar sua Whey Protein, neste artigo tem algumas dicas interessantes também, vale a pena dar uma conferida!

o-que-e-anabolismo-e-catabolismo
Dicas para promover Anabolismo

  • Alimentação adequada (preferencialmente com suplementos alimentares em sua dieta)
  • Treinos intensos com curta duração, não ultrapassando 1 hora de treino
  • Sono adequado

O temido catabolismo é o processo oposto, ou seja, seu corpo ao invés de utilizar nutrientes para a construção de tecidos musculares, passa a retirar proteínas de seus músculos e as utilizando como fonte de energia, ou seja, está literalmente “desmontando” seus músculos, assim ao invés de estar ganhando massa muscular e força estará os perdendo.

O que deve evitar para não ter catabolismo

  • Alimentação inadequada ou insuficiente, treinar sem comer algo cerca de duas horas antes (carboidratos), não se alimentar após o treino.
  • Sono inadequado ou insuficiente
  • Bebidas alcoólicas

Seguindo estas dicas e um bom plano de treinamento certamente seu organismo será capaz de manter um estado anabólico por períodos maiores, o que resulta em ganho de massa muscular!

No Responses

Comente Este Artigo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *